Olavo de Carvalho foi um professor, filósofo, escritor, ensaísta e jornalista brasileiro.
Durante sua vida ele escreveu mais de 40 livros, mais de 44 cursos, dezenas de milhares de páginas em apostilas e artigos, protagonizou um filme e, durante 14 anos, ministrou semanalmente seu Curso Online de Filosofia, o COF - contabilizando mais de 570 aulas, um dos seus grandes legados.
Olavo faleceu em janeiro de 2022, aos 74 anos, deixando sua esposa, 8 filhos e 18 netos, e vários admiradores do seu trabalho.
As ideias de Olavo tiveram muito protagonismo no debate público, pautando assuntos como conservadorismo, religião, filosofia e política.
Segundo ele mesmo, seus cursos são os únicos realmente formadores de profissionais de alto nível no país, superiores às graduações de humanas nas universidades.
Chamado de pai da direita no Brasil, rejeitou tal título, apesar de ter chegado às manchetes da grande mídia pelo envolvimento intelectual direto e indireto na chamada "nova direita" brasileira.
A nova direita é um movimento político que surgiu no Brasil nos últimos 10 anos, com a proposta de rejeitar o que considera serem as pautas progressistas da esquerda e defender valores como a liberdade individual, a livre iniciativa e a redução do papel do Estado na economia.
Olavo de Carvalho não cursou nenhuma graduação de filosofia e teve sua formação filosófica a partir de seus estudos como autodidata.
Aprendeu sozinho na companhia dos livros e também por meio de conversas com outros intelectuais brasileiros com quem teve contato.
Com seu comportamento e falas polêmicas, sua atuação pública virou capa de praticamente todos os jornais do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário