segunda-feira, 31 de maio de 2010

HISTÓRIA E IDENTIDADE

Proposta inicial no trabalho com a História

Minha Vida!

Eu sou Gabriel, tenho 11 anos e agora vou contar como é minha vida.

Eu quando tinha seis anos foi a primeira vez que eu fui a um restaurante, no dia 26 de outubro de 2004, naquele dia, no Centro, foi um dos fatos marcantes na minha vida.

Podemos contar os fatos cronologicamente de acordo como aconteceram e me contaram, pois muitos eu era pequeno demais para lembrar, só recordo através de narrações feitas por parentes amigos e fotos que tenho guardadas.

No ano de 1996, no Rio de Janeiro, no mês de dezembro, começara a minha vida intra-uterina, era o começo de tudo, uma jornada em direção a realização dos meus sonhos e desejos.

Mas o grande marco acontecia no dia 30 de setembro de 1997 ás 15 horas e 43 minutos, na Maternidade Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, era a minha chegada, segundo relatos, foi muito esperada, assim começava a vida de um garotinho que cada ano terá muitas histórias a contar:

• Em 11 de outubro de 1998, foi festejada a minha primeira festa de aniversário e batizado, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Glória;

• Em 1999, aproximadamente, eu já começava a dar os primeiros passinhos em direção ao meu sucesso e assim não parar mais;

• No ano de 2001 eu ingressava pela primeira vez em uma escola infantil, na Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro, ACM, estaria ali fazendo o pré-escolar, foram também meu primeiro contato com a piscina, primeiros amiguinhos, primeiros professores, mas foi muito difícil minha adaptação longe da mamãe;

• Já em 2002, eu ganhava a minha primeira bicicleta, só andei com rodinhas, fato muito engraçado, pois até hoje eu não aprendi a andar de bicicleta. Lembro também que neste ano eu entrava para uma escola municipal, Escola Municipal Maria Leopoldina, na Glória. Ali fiquei da educação infantil até o 5º ano do segundo ciclo, aí já com meus 11 anos;

• No dia 17 de novembro de 2003, já com os meus 07 anos, foi realizada a minha primeira viagem interestadual, foi para São Paula, exatamente para Aparecida do Norte, algo assim inexplicável;

• Em 26 de novembro de 2004, no Colégio Princesa Isabel, no bairro de Botafogo, acontecia a minha primeira troca de cordas na capoeira (ABADÀ), esporte que pratiquei por três anos de minha vida;

• No mês de março de 2006, eu ingressava na atividade cristã do catecismo, na Igreja sagrado Coração de Jesus, Glória, tive ali meus primeiros ensinamentos cristãos. Cursei durante dois anos;

• No mês de julho de 2007, no bairro da Mangueira, RJ, chegava a minha vida, um grande amigo e companheiro, meu cachorro Zidane, um labrador preto de dois meses, hoje já com dois anos;

• 23 de novembro de 2008, no bairro da Glória, na Igreja Sagrado coração de Jesus, foi celebrada a minha primeira eucaristia, primeiro momento de intimidade com Deus, passava ali eu ser um cristão realmente reconhecido por Deus. Fato esse que me fez conhecer e amar a todos como irmãos;

• Em o ano de 2009, ano esse de lutas e vitórias. No dia 5 de fevereiro de 2009, eu entrava em um novo ciclo em minha vida, ingressava no bairro da Glória, na Escola Municipal Deodoro, os sete primeiros meses foram de luta e angustia, pois eu estudava no turno da tarde, algo assim muito triste, mas como Deus sempre olha pelos seus, no mês de agosto eu obtive a conquista, Deus me deu a vitória de poder estudar no primeiro turno da escola, totalmente diferente, até os alunos são calmos e eu nunca mais tive problemas de brigas e agressões, agora só tenho amigos, me sinto feliz, dessa forma “APRENDI QUE SENDO PERSEVERANTE, CONFIANTE, TENDO FÉ E ACREDITANDO NOS NOSSOS SONHOS, PODEMOS REALIZAR E VENCER TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS DA VIDA”.

LINHA DO TEMPO

Organograma

ACONTECIMENTOS

Gestação

Nascimento

Primeiro Ano e batizado

Primeiros passos

Pré-escolar/natação

1ª bicicleta/Educação Infantil

1ª viagem interestadual

Troca de Corda – ABADÁ – capoeira

Início do catecismo

1º cachorro – Zidane

1ª Eucaristia

Entrada na Escola Deodoro

RIO DE JANEIRO, 07 DE STEMBRO DE 2009.

AUTOR: GABRIEL

ESCOLA MUNICIPAL DEODORO

TURMA: 1601

PROFESSOR: NESTOR LELIS

HISTÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário