segunda-feira, 31 de maio de 2010

O MUNDO ANTIGO

O MUNDO ANTIGO

Os tempos históricos compreendem apenas os últimos 6 mil anos. Antes disso, os seres humanos viviam no estagio da pré-história.
Nesta aula vamos estudar sobre os primeiros passos da humanidade, o desenvolvimento das civilizações antigas ate os grandes impérios que mais influenciaram na formação do nosso mundo. Veremos como os humanos dominaram o fogo, criaram instrumentos e aprenderam a passar seus conhecimentos aos descendentes.

A pré-história

Todos os seres humanos são históricos porque produzem cultura. No entanto, nem todas as sociedades registram a sua História. Dizemos que um grupo esta na pré-história quando o conhecimento é transmitido oralmente pelos mais velhos, e não pelos documentos escritos. Inúmeras sociedades ainda estão nesse estagio, como povos indígenas no interior da Amazônia, na Nova Guiné, na Austrália e na África.
Para os historiadores, o período da pré-história se estende por até 5 milhões de anos. Ele compreende a evolução dos hominídeos, ancestrais do homem, o surgimento dos primeiros instrumentos de paus, pedras e ossos, o domínio do fogo, o surgimento do pastoreio, da cerâmica e da agricultura. Como os instrumentos de pedra são quase tudo o que conseguimos encontrar sobre esses humanos primitivos também chamamos a pré-história de idade da pedra.
                            De acordo com as ferramentas de pedra encontradas, os Historiadores fizeram duas classificações - paleolítico, ou idade da pedra lascada, e neolítico, ou idade da pedra polida. Os objetos do período paleolítico são muito rústicos, parecem naturais, no entanto, os humanos desse período há cerca de 500 mil anos, dominaram a técnica do fogo, que nos diferenciou, definitivamente, de todos os outros animais.
                            O fogo nos fascina até hoje. Quem não gosta de ficar em volta de uma fogueira sob as estrelas? Pois foi justamente em volta da fogueira que o ser humano se transformou num produtor de cultura, aperfeiçoando técnicas, desenvolvendo a linguagem, ensinando os descendentes.

Atividade 1
PAINEL DE IMAGENS – cole ou desenhe atrás e escreva legendas explicativas - ILUSTRAR COM A IMAGEM DA CRIACAO DO HOMEM DE MICHELANGELO NA CAPELA SISTINA E FIGURAS RUPESTRES DE ALTAMIRA, LASCAUX, AFRICA E DO BRASIL - O ser humano sente necessidade de se expressar e de registrar a sua existência. Na pré-história surgiram as primeiras imagens, pinturas realizadas nas rochas. As pinturas rupestres resistiram por milhares de anos para, no século XXI, continuarem narrando o cotidiano, crenças e rituais.

 AS IMAGENS PODEM SER ACRESCIDAS DE GUERNICA, NASCIMENTO DE VENUS, E CENAS DO FILME O PACIENTE INGLES, DAS IMAGENS RUPESTRES. - O IMPORTANTE E DESTACAR O PODER NARRATIVO DAS IMAGENS, IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS. GRANDE PARTE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE SO PODE SER RECONHECIDA PELOS FRAGMENTOS DE IMAGENS E ESCRITAS ANTIGAS.

E como é que podemos saber de tudo isso? Os especialistas inventaram tecnologias para descobrir a idade dos vestígios materiais. Assim podem datar os fósseis e sedimentos minerais. Fósseis são restos de seres vivos que se petrificaram. No local de um acampamento, o lixo deixado pelos humanos pré-históricos, tem muitas pistas sobre o seu modo de vida.
No final do período paleolítico, cerca de 40 mil anos, os humanos despertaram para a arte e com tintas especiais feitas de sangue e gordura de animais, com pigmentos vegetais e minerais produziram pinturas maravilhosas. Chamamos de arte rupestre, pois o que restou delas ficou conservado nas paredes de grutas e cavernas. Impressiona o fato de essa arte estar presente em todos os continentes. Associadas a essas imagens também apareceram esculturas em pedras e ossos, adereços e vestígios de sepultamentos com rituais.

                            Os homens do neolítico aprenderam muito. Inventaram canoas, aperfeiçoaram as armas de caça criando o arco, e flechas e lanças de ponta de pedra, machados de pedras mais resistentes, enxadas, pilões e cerâmicas diversas.

VAMOS PENSAR UM POUCO
Em cada região, de acordo com a natureza, os homens inventaram soluções diferentes para sobreviver. Pense em como vivem os esquimós no Ártico, os beduínos no deserto do Saara, os índios na Amazônia; o que comem, como fazem suas casas, como é o seu trabalho.     
Se a gente falar da humanidade como um todo, a pré-história terminou há cerca de 6 mil anos atrás, quando surgiram as primeiras escrituras. Elas foram criadas por povos que se desenvolveram e se organizaram em sociedades urbanas, com especialização no trabalho e funções sociais.

Atividade 2
ILUSTRAR COM TABUINHAS CUNEIFORMES, HIEROGLIFOS E OUTRAS ESCRITAS ANTIGAS - As sociedades que desenvolveram a escrita deixaram documentos sobre o seu cotidiano, sobre suas leis, e religião. Por isso podemos conhecer mais sobre os povos que deixaram documentos escritos.

A revolução da agricultura há 12 mil anos

Os progressos técnicos como o uso do fogo e os instrumentos de pedra facilitaram muito a sobrevivência do ser humano. Mas o que revolucionou mesmo foi a domesticação de plantas.
Agora vamos desenvolver o conceito de revolução, muito importante para o estudo da História.
Você consegue imaginar como era difícil conseguir alimentos na natureza? Os grupos que eram coletores devem ter percebido que as sementes caídas germinavam e, por certo, passaram a cultivá-las para aumentar a produção. O cultivo de grãos de trigo, cevada e arroz, associado com o pastoreio, permitiu uma alimentação melhor.
Você percebeu como houve uma mudança radical na forma de se conseguir alimentos? Veja agora o surgimento de um novo modo de vida.
Foi o desenvolvimento da agricultura que permitiu o desenvolvimento das civilizações, ou grandes sociedades organizadas. As primeiras cresceram perto de grandes rios, que inundavam todos os anos as várzeas, deixando uma camada de terra fértil.
Aos poucos os grupos de agricultores aumentaram. A grande produção precisou de profissionais especializados como os ceramistas, ferreiros, carpinteiros, pedreiros e mercadores. Também tiveram que se fortificar para enfrentar ataques de tribos nômades que vinham roubar alimentos. Então surgiram os guerreiros, os reis, sacerdotes, a organização do poder e os escribas para anotar tudo.
Revolução, portanto, é uma mudança radical que da origem a uma nova realidade.
O aparecimento de sociedades organizadas aconteceu quase que simultaneamente, por volta de 4.000 a.C., na região do crescente fértil, no subcontinente indiano, junto ao rio Indo, e no rio Amarelo, na China. Algumas civilizações antigas são mais difíceis de estudar por causa da sobreposição dos povoamentos, muitas vezes apagando os vestígios do passado.

Atividade 3
Ilustrar com mapa - O Crescente Fértil
As primeiras cidades surgiram junto aos rios Nilo, Eufrates, Tigre e Jordão. Essa região, hoje, é chamada de Oriente Médio. Os historiadores também chamam de Crescente Fértil por causa do formato de lua crescente que forma sobre o mapa.

O Egito
O Egito é a mais famosa das civilizações da antiguidade. Surgiu junto ao rio Nilo, no norte da África. Os egípcios desenvolveram uma sofisticada sociedade que durou 4 milênios. Nenhuma sociedade durou tanto e nem deixou tanto material para ser estudado. Os hieróglifos, a escrita sagrada dos egípcios, foram decifrados em 1822. De lá para cá, milhares de textos têm sido traduzidos. Para os documentos comuns e o ensino os egípcios escreviam em papiro uma escrita mais simples chamada demótico.

Chamamos de papiro o papel feito com fibras de papiro, uma espécie de junco, muito comum nas várzeas do rio Nilo.

Os egípcios imortalizaram a sua cultura registrando em pedra, nas paredes, desenhos e textos. Assim cada templo, cada monumento e cada sepulcro é uma verdadeira biblioteca. A cultura egípcia era centrada na religião. Entrou em decadência após o domínio romano e extinguiu-se com a imposição do cristianismo, no século V.


A Mesopotâmia
Na planície entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje é o Iraque, encontram-se cerca de 10 mil sítios arqueológicos, ou seja, ruínas de antigas aldeias e cidades. Essa região foi intensamente povoada e disputada por inúmeros povos como os acadios ou caldeus, sumérios, assírios, babilônios e persas. Milhares de monumentos, de objetos de arte e documentos escritos foram removidos e levados para museus em todo o mundo. E ainda há muito para ser estudado. Infelizmente, as constantes guerras têm inviabilizado o trabalho dos arqueólogos.
Os documentos das primeiras civilizações mesopotamicas consistem, principalmente, de placas de argila, tipo telhas lisas, onde gravavam com estiletes uma escrita chamada de cuneiforme. Depois de secadas ao sol e queimadas nos fornos essas cerâmicas eram arquivadas. Os documentos que ficavam ao ar livre eram gravados em pedras, chamadas estelas.

Atividade 4
ILUSTRACAO O CODIGO DE HAMURABI - Dentre os documentos mais importantes recolhidos na mesopotâmia esta o código de Hamurabi, gravado numa pedra negra, cerca de 1700 a.C., o mais antigo código jurídico escrito.

Os fenícios
Na região do Líbano, cerca de 2000 a.C , desenvolveu-se a civilização fenícia, especializada em navegação e comercio. Os fenícios trocavam mercadorias por todo o mar Mediterrâneo e fundaram inúmeras colônias e rotas de caravanas. Não tinham um reino unificado, mas diversas cidades-estado. Seu território não era próprio para a agricultura, mas tinha florestas com excelente madeira, que era trocada por cereais. Alem de embarcações, os fenícios produziam muitas manufaturas como ferramentas, vidros, jóias, tintas e perfumes.
A escrita desenvolvida pelos fenícios era alfabética, o que facilitava muito os registros de transações comerciais. Esse alfabeto foi aperfeiçoado pelos gregos e chegou até nós, através dos romanos.

Os hebreus
Os hebreus são o povo da Bíblia. Assim como os fenícios, não fundaram um grande império, porem nos transmitiram um importante legado religioso. A primeira parte da Bíblia, o antigo testamento, tem inúmeras referencias históricas. Esse conjunto de livros, considerados sagrados também pelos cristãos, foi se formando aos poucos, durante um período de 1.200 anos. Graças a sua religião, israelita ou judaísmo, os hebreus mantiveram a sua identidade cultural, mesmo após a diáspora, imposta pelos romanos, a partir do primeiro século depois de Cristo.

Atividade 5
ILUSTRAR COM PERGAMINHOS OU TORA - Os hebreus registravam a sua História e os preceitos religiosos em rolos de couro de cabra chamados pergaminhos.

O Império Persa

Os persas criaram o primeiro grande império mundial. Durante 64 anos, de 550 a 486 a.C, conquistaram todo o oriente médio, o Egito, e parte do subcontinente indiano. Apenas os gregos conseguiram barrar o seu avanço em direção `a Europa.
Os imperadores persas recrutavam os melhores guerreiros de todos os povos para fazer parte do seu exercito e manter a segurança. Criaram uma eficiente administração dividindo os seus domínios em províncias, e criando portos, estradas e correios para agilizar as comunicações. Isso também contribuiu para o aumento extraordinário das trocas comerciais e culturais. Os persas disseminaram conhecimentos e técnicas de povos diversos.
A religião persa foi criada por Zaratustra, no século VI a.C. sua doutrina esta no livro sagrado Zend-Avesta. O Zoroastrismo tem muitos ensinamentos morais e princípios religiosos comuns ao judaísmo, cristianismo e islamismo, como as idéias do bem e do mal, juízo final, salvação no céu, condenação ao inferno e ressurreição dos mortos.

Atividade 6
ILUSTRAR COM MOSAICOS DO PALACIO DA BABILÔNIA – FIGURAS DE LEÃO, DE CARROS E ASSÍRIOS

Alexandre Magno

O império Persa foi conquistado por Alexandre da Macedônia, em 330 a.C. O jovem conquistador grego estendeu suas conquistas ate a Índia e manteve a estrutura político-administrativa. Mandou construir cidades para serem novas capitais do seu governo. A mais famosa foi Alexandria do Egito, na qual Alexandre mandou reunir copias dos melhores livros de todos os povos, formando a maior biblioteca do mundo antigo.
Alexandre morreu em 321 a.C, e todo esse gigantesco império foi dividido entre  quatro generais. Durante algum tempo não houve um império universal, mas isso iria mudar com o fortalecimento de Roma e suas conquistas.

O Império Romano

Com um exército muito disciplinado e bem armado, as vitórias faziam os romanos acreditarem que estavam destinados a dominar o mundo. Os saques, recompensas em dinheiro, escravos e terras, motivavam os legionários e nobres romanos `as guerras de conquista.
Os romanos costumavam levar o melhor de cada povo para Roma. Ao conquistarem as cidades gregas, que eram culturalmente mais sofisticadas em arte e tecnologia, não as destruíram. Incorporaram os seus conhecimentos `a cultura romana. Os filósofos e artistas gregos passaram a ensinar em Roma, e a projetar monumentos, templos e palácios. Por isso nos referimos a cultura greco-romana, como o estilo clássico.

 Na época do nascimento de Cristo, Roma havia se tornado o maior e mais poderoso império de todos os tempos. De todos os povos conquistados afluíam riquezas e conhecimentos para Roma. A eficiente administração das regiões conquistadas, a abertura de estradas, portos e linhas marítimas, sistema de correios e incentivo ao comercio transformaram o mundo civilizado. As mercadorias eram transportadas com segurança desde as regiões mais remotas - seda e porcelana da China, especiarias, ébano, marfim e perolas da Índia, ouro, marfim, peles, animais e escravos da África. As províncias mais ricas eram o Egito, exportador de trigo, papiro e linho, e a Espanha, grande produtora de azeite e de metais preciosos.
Os romanos impuseram o seu modelo de organização urbana. As cidades passaram a ter espaços públicos bem definidos, tanto administrativos, o fórum, quanto de lazer, como praças, teatro, circo, termas, e infra-estrutura, rede de água e esgoto, banheiros públicos, mercado. Nas estradas havia postos de trocas de cavalos, e albergues. O latim era a língua oficial e os cidadãos locais podiam, se aprendessem a língua, receber a cidadania romana, e se candidatar a cargos públicos. A dedicação ao serviço publico, administrativo ou militar, era a maior realização do homem romano.

Atividade 7
VER IMAGENS DO FILME BEN-HUR,  O CIRCO ROMANO COM A CORRIDA DE BIGAS, A POMPA DOS DESFILES EM ROMA- desfile romano e circo em Jerusalém

O FILME O GLADIADOR TAMBEM TEM EXCELENTES IMAGENS, NO MAKE-UP, DE MONUMENTOS, E DO COLISEU
Cena pela via Apia

O trabalho, no mundo romano estava destinado aos escravos. E não eram só os prisioneiros de guerra. Qualquer pessoa poderia ser escravizada, caso fosse condenada por crime, rebelião, ou mesmo se  vendida pelo pai.



Atividade 8

ILUSTRAÇÃO – AQUI SE PODE MOSTRAR UM TRIBUNAL DE JURI ATUAL E UM FRONTISPÍCIO DE FORUM ROMANO OU IMAGEM  DO CÓDIGO DE JUSTINIANO. .pesquisar
Nas sociedades todos se comportam obedecendo a uma série de normas escritas, que são as leis. O conjunto das leis é chamado de Direito. Esse foi um importante legado romano. Ainda hoje muitas das leis em vigor no mundo ocidental têm por fundamento o antigo Direito Romano.

Foi justamente entre os escravos, o povo oprimido e sofredor que a mensagem de esperança do cristianismo se disseminou. Os apóstolos de Jesus tiveram facilidade de viajar e pregar o Evangelho. Alguns imperadores perseguiram os cristãos por causa da sua recusa em prestar culto ao imperador, de participar das cerimônias oficiais e do serviço militar. No entanto, o cristianismo se expandiu para todas as províncias do império e por fim se tornou a religião oficial no século IV.  A partir daí, a igreja de Roma se tornou a principal, organizou a doutrina e a estrutura administrativa nos moldes do império.

Relembrando

Nesta aula vimos como nossos ancestrais evoluíram e passaram a utilizar paus, lascas de pedras e ossos como armas e ferramentas. Nesse longo período, chamado de paleolítico, nossos antepassados eram nômades e se dedicavam a caca, pesca e coleta de frutos e raízes. No neolítico, os instrumentos passaram a ser mais elaborados e surgiu a técnica da cerâmica. Finalmente ocorreu a primeira grande revolução, que foi a domesticação de plantas. A agricultura melhorou a alimentação e provocou o aumento do numero de pessoas e a fixação em aldeias e cidades. Finalmente vimos como essas primitivas cidades progrediram, se organizaram, e surgiram os grandes impérios da antiguidade.

O tempo não para

No final do século IV, o imperador Teodósio fez uma reforma administrativa e dividiu o império em dois. O Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla, manteve-se até 1453. O império ocidental, com sede em Roma, entrou em crise, foi invadido por povos germânicos, e chegou ao seu fim em 476. Daí por diante a Europa viveria anos de insegurança, de ruralizaçãoo e declínio do comércio, até se firmar uma nova ordem social conhecida como feudalismo.

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